Ensino Superior

Tic-Tac: A escolha é sua!

Reflexão sobre o uso do tempo motiva alunos da UFC a criarem jogo

A campanha de divulgação do jogo de tabuleiro Tic-tac levou também à criação de uma página no Instagram que questiona a gestão de tempo pelo público-alvo e um site que disponibiliza os componentes do jogo para aplicação em ambientes corporativos

Na tarefa de encontrar equilíbrio entre lazer, trabalho e estudo, os jovens da sociedade atual sentem-se pressionados e acabam não conseguindo cumprir todas as atividades que planejam. A sociedade ultrarápida, neologismo criado pelo grupo de alunos da UFC responsável pela campanha, é marcada pela ânsia dos sujeitos em aproveitar o seu tempo de forma mais produtiva e satisfatória. Ao mesmo tempo em que os jovens cobram de si mesmos maior qualidade de vida, eles também não querem deixar de fazer um curso novo que vai garantir uma promoção no trabalho ou de cursar um idioma essencial para seu desenvolvimento pessoal.

Tentando fugir de receitas mágicas que pregam que é possível trabalhar menos e ganhar o mesmo salário ou que é possível ajustar o calendário para fazer caber tudo, o jogo Tic-Tac: A escolha é sua! foi criado com a proposta de gerar uma reflexão que colabora para uma melhor compreensão das atividades, além de identificar se essas atividades devem (ou não) consumir o tempo dos participantes e o que recebem em troca. No jogo, não existe um caminho certo ou errado, um vencedor ou um perdedor. O jogo possui dois tipos de cartas: a carta-pergunta e a carta-citação. Nas cartas-pergunta, os participantes oferecem resposta a situações rotineiras como, por exemplo: “As provas finais da faculdade estão chegando. Além disso, você fica sabendo de um concurso público muito bom que vai acontecer. O que você faz?”. Dependendo da resposta oferecida, pontuações diferentes são atribuídas. Já nas cartas-citação, o jogo oferece reflexões muito pertinentes sobre o uso do tempo. Baseando-se principalmente em três pensadores: David Harvey, Gilles Lipovetsky e Zygmunt Bauman, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre suas atitudes diárias e a necessidade (ou não) de cumprir tudo o que desejam.

Além do jogo, a campanha também publicou uma página no Instagram (@jogotictac) que traz posts, enquetes e stories retratando a temática de tempo na sociedade ultrarápida, além de relatos de jovens sobre sua experiência com o tempo. Com linguagem questionadora, as postagens oferecem um momento de reflexão pessoal sobre o uso do tempo.

O grupo também criou um site (https://contatojogotictac.wixsite.com/tictac) onde todos os componentes do jogo podem ser baixados e impressos para replicação em outros ambientes. Com foco principalmente no ambiente corporativo, o download do jogo pode ser aplicado nos treinamentos de gamification de empresas que possuem o público-alvo (jovens-adultos) como colaboradores.

O grupo é composto pelos alunos Amanda Chaves, Amanda Raviny, Emanuelle Torres, Emanuel Sousa, Felipe Candido e Vivian Sakahara do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o trabalho é parte das atividades da disciplina de Laboratório de Publicidade e Propaganda, conduzida pelos docentes Alan Góes e Glícia Pontes.

O jogo será lançado no dia 21 de Novembro de 2018, quarta-feira, na Biblioteca Pública Dolor Barreira. A ação iniciará às 17:30 e os presentes poderão jogar em um local ambientado com a campanha. Além disso, acontecerá um peptalk (uma pequena palestra) com o Profº Chico Neto, também docente do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, falando sobre o equilíbrio entre as rotinas de trabalho e a busca por bem-estar no dia-a-dia.

Serviço:

Tic-Tac: A escolha é sua!

Data e Horário de lançamento do jogo: 21 de Novembro de 2018 às 17:30 | Local: Biblioteca Pública Dolor Barreira (Av. da Universidade, 2572 – Benfica) com peptalk do Professor Chico Neto

Instagram: @jogotictac

Link para download dos componentes do jogo: https://contatojogotictac.wixsite.com/ticta

Contato: (85) 99985-1388- Glícia Pontes (Profª do Curso de Comunicação Social- Publicidade e Propaganda)