Mercado Ceará Mercado Nacional

Natchup

“Natchup”, produto cearense premiado internacionalmente na Sial Paris 2018, será pré-lançado dia 27 de novembro, na Universidade Federal do Ceará (UFC)

Já pensou em saborear um catchup feito à base de acerola, totalmente natural e com um sabor delicioso? Agora, isso já é possível! O “natchup”, como foi batizado o novo produto, foi desenvolvido após dois anos de pesquisa no Centro de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará (UFC). Uma parceria público-privada, entre UFC e a empresa cearense de polpas Frutã, proporcionou o surgimento do produto que, no mês passado, ganhou o Selo Innovation 2018 na Sial Paris – maior feira de alimentos do mundo. Apenas duas empresas brasileiras conquistaram a premiação, sendo a cearense uma delas. Para marcar as conquistas, o pré-lançamento do “Natchup” acontecerá próximo dia 27 de novembro, a partir das 19 horas, no Auditório Castelo Branco, na reitoria da UFC.

Na ocasião, será assinado o primeiro contrato firmado de um produto desenvolvido dentro da Universidade que será comercializado dentro e fora do País. E estarão presentes o reitor da Universidade, Henry de Holanda Campos, sócios-diretores da Frutã, Ana Patrícia Diógenes, Benício Júnior e Leandro Benício, o presidente do Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado (SindiAlimentos) do Ceará e do Centro Industrial do Ceará (CIC), André Siqueira, além de convidados e comunidade acadêmica.

O “Natchup” se apresenta como alternativa ao uso do catchup, proporcionando ao consumidor e à indústria alimentícia um produto seguro, saudável e inovador, composto por matérias-primas naturais e sem adição de conservantes artificiais. Um alimento funcional que pode fortalecer o sistema imunológico, combatendo os radicais livres e células cancerígenas, estimulando a produção de colágeno, absorção do ferro, com ação anti-inflamatório, rico em fibras, pró-vitamina A, vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo.

“’Natchup’ você come sem culpa”, pois ele é uma alternativa saudável ao catchup. Foi lançando, recentemente na SIAL Paris, ganhando o Selo Innovation Sial 2018. Durante os dias de feira alguns negócios foram feitos com países presentes, como a Coreia do Sul, França e Líbano. É importante para nós, da Frutã, que, além dele ser saudável, seja sustentável”, disse Ana Patrícia. “Nasceu na UFC sendo o primeiro produto desenvolvido na instituição que chegará ao mercado, e queremos continuar essa parceria de sucesso. Por isso, uma parte do que for vendido voltará para UFC e outra parte pra instituições vulneráveis da sociedade como: lar de idosos, abrigo de pessoas de rua, hospital que trata crianças com câncer e abrigo de animais de rua. Quando você adquire o ‘Natchup’, você também faz parte dessa história de cuidado e amor ao próximo. É este sentimento que queremos transmitir!”, completou.

De acordo com o presidente do Sindialimentos, André Siqueira, a entidade tem como um de seus objetivos, aproximar relação com a Academia (universidade) e, mais especificamente, com as empresas filiadas ao Sindicato. “Foi aí que convidamos o departamento de engenharia de alimentos da UFC para reunião com o objetivo que apresentassem linhas de pesquisas e projetos em andamento. Na ocasião, já marcamos outro encontro, agora na UFC para degustação dos produtos. Foi aí que nasceu o projeto entre Frutã e UFC e o Sindicato como promotor de ligação. Uma parceria que só trará benefícios para o Ceará e para o Brasil”.

RESPONSABILIDADE SOCIAL – Os idealizadores do “Natchup” acreditam que todos são responsáveis pela promoção da qualidade de vida. Por isso, este projeto vai além de uma inovação como produto alimentício, pois assumiu o compromisso contínuo de incentivo à pesquisa, responsabilidade social e ambiental. Pensando nisso, ao consumir o “Natchup”, além de desfrutar do seu sabor apaixonante, o consumidor, também, terá a oportunidade de fazer o bem em outros aspectos, pois um percentual da venda deste produto será revertido para a Universidade onde foi desenvolvido, e outra parte para instituições de responsabilidade e vulnerabilidade social.

As instituições que receberão apoio serão de quatro áreas: sociedade protetora dos animais, crianças com câncer, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. As entidades serão conhecidas na solenidade.

HISTÓRIA – No ano de 2017, deu-se início na Universidade Federal do Ceará o desenvolvimento de um molho natural, com alta concentração de compostos antioxidantes, como vitamina C, carotenoides, antocianinas e flavonoides. As matérias-primas escolhidas para compor a elaboração são abundantes na região Nordeste do Brasil e essa seleção foi feita considerando as propriedades intrínsecas de cada uma delas (acerola, abóbora, beterraba e especiarias).

Esta pesquisa não teria alcançado a dimensão atual sem a parceria firmada entre Academia e o mercado produtivo (indústria), por meio da professora do curso de Engenharia de Alimentos da UFC, Lucicléia Barros, e a diretora comercial da Frutã, Ana Patrícia Diógenes. Em um momento que se constitui como único, nasce um novo produto, o “Natchup”, que traz em sua essência o desejo de mudança e inovação na forma de um molho totalmente voltado para saudabilidade, sustentabilidade e solidariedade.

FRUTÃ – A Agroindústria de Frutas Tropicais Diógenes Ltda (Frutã) é uma empresa genuinamente Cearense, localizada em Jaguaribe. Em 2002, iniciou sua história cultivando frutas tropicais, passando por uma mudança em 2007 ao implantar a primeira Indústria de Polpas Pasteurizadas no Ceará. Atendendo apenas o mercado Cearense até meados de 2010, quando realizou uma grande ampliação em sua estrutura física e um maciço investimento em inovação. Desenvolvendo novos produtos, buscando novos mercados, adquirindo certificações internacionais (ISSO 9001 e 22000), firmando parcerias com instituições de ensino, implantando metodologias inovadoras, sustentáveis e educacionais dentro da organização, para com isso ser viabilizado o objetivo principal.

A Frutã na busca incansável por inovação, já possui algumas parcerias com Instituições de ensino – onde se tem como principal objetivo desenvolver novos produtos- que tenham na sua essência sustentabilidade, saudabilidade e inovação. Após o lançamento, o novo produto fará parte da cartela de produtos oferecidos pela organização em todo o mercado que a empresa já faz parte (parte do Brasil, Alemanha, Bélgica, Portugal, Espanha, França e EUA) assim como, também, em novos.

SERVIÇO

Pré-lançamento Natchup

Data: 27 de novembro de 2018

Local: Auditório Castelo Branco, na reitoria da UFC

Horário: 19 horas