Mercado Ceará

Startup lança ferramenta que possibilita controle da conta de luz durante o SENDI 2018

Startup lança ferramenta que possibilita controle da conta de luz durante o SENDI 2018

A HomeCarbon Energy Solutions, que atua junto ao segmento de utilities nacionais (concessionárias de serviços públicos de energia e saneamento), apresenta durante a 23ª. edição do Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica (SENDI- 2018), que acontece em Fortaleza entre os dias 20 e 23 de novembro, a solução “ENERGIA DAS COISAS”, que consiste em de entregar resultados consistentes em monitoramento de consumo de energia.

Energia das Coisas, combina um monitor de energia de baixo custo vinculado a um aplicativo móvel, a fim de prover feedback em tempo real acerca do consumo de energia. Por meio de um aplicativo para smartphone, o Energia das Coisas dá a possibilidade do consumidor acompanhar o consumo, sendo alertado sobre o valor da conta de luz antes do fechamento e entrega da fatura, independente da concessionária do seu estado, além de ter acesso a conteúdo educativo e outras funcionalidades.

O conceito da solução foi apresentado no evento CITENEL 2017, que aconteceu no mês de Agosto em João Pessoa, e de lá pra cá o projeto evoluiu conceitualmente. “Hoje o sistema de monitoramento está instalado em fase de testes em mais de 50 domicílios, distribuídos em 10 concessionárias pelas cinco regiões do país”, comenta Rodrigo Lagreca, diretor da HomeCarbon Energy Solutions.

“A solução prevê que o hardware (monitor) envie dados através de uma rede de wi-fi, em intervalos de 4 segundos para a nuvem, de onde são enviados ao usuário, que os recebe através de um app”, explica Lagreca. O app foi desenvolvido com intuito de engajar o usuário, ajudando-o a identificar onde o consumo de energia é mais intenso e em quais horários isso ocorre, e a partir daí endereçar ações de eficiência energética orientadas a transformar seus hábitos de consumo.

“Hoje o monitor do Energia das Coisas é implantado nas residências, junto a caixa de luz. O cliente passa a receber parciais da conta de energia dia a dia, ou seja, antes do fechamento da conta, com isso, acaba havendo uma conscientização quanto ao gasto dos aparelhos, e consequentemente uma redução do consumo em até 20%”, salienta Lagreca.

“O Energia das Coisas possui um impacto positivo para sociedade, garantido o acesso da população ao monitor a custos acessíveis, possibilitando que todas as classes sociais se beneficiem com a solução, e passem a ter um consumo consciente da energia”, observa o diretor.

Inicialmente essa ferramenta está sendo lançada para o consumidor final, e a expectativa é que, em poucos meses, seja desenvolvida a plataforma voltada às empresas, indústrias pois necessita de adaptações necessárias. “Estamos desenvolvendo as novas aplicações, mas elas não se limitarão a orientar usuários em ambientes domésticos. Teremos aplicações voltadas a ambientes profissionais, inclusive industriais, combinações com geração solar e controle de uso de água”, afirma Lagreca.

Aplicativo – Energia das Coisas

Ao instalar o aplicativo vinculado ao monitor inteligente de medição de energia, o cliente passa a ser informado a respeito do consumo de energia. “Disponibilizamos o aplicativo nas plataformas Android e iOS, com uma navegação totalmente intuitiva, explicando ao consumidor, de forma reduzida, como ele faz o uso da energia em sua residência”, ressalta Lagreca.

Na tela inicial é apresentado a projeção de consumo no mês, com uma projeção de valor final já incluído os impostos e variação sobre a meta que o usuário se comprometeu a cumprir naquele período. Há também no menu, a parte “Entenda a Sua Conta”, onde o cliente tem todas as informações pertinentes as tarifas, encargos e impostos.

Ainda no menu, o cliente encontra Análise do Consumo, onde é apresentado um comparativo do valor projetado no mês atual comparado com o mês anterior. “O consumidor visualiza no APP ações de economia, onde de maneira reduzida, sugere-se formas para reduzir os gastos de energia, dicas e como implementá-las”, reforça Lagreca. “É disponibilizado também para o consumidor um simulador de consumo, onde é possível verificar qual seu maior uso e consequentemente passar a reduzir de forma consciente. Como também, há a possibilidade do consumo detalhado, onde é analisado qual aparelho está consumindo mais, como por exemplo o ar condicionado, ou chuveiro”, aponta.

“O Energia das Coisas vem conciliar os interesses do consumidor e das concessionárias, possibilitando o acesso ao consumo e um planejamento do consumidor, não apenas no consumo consciente mas num planejamento financeiro, reduzindo então os índices de inadimplência”, finaliza Lagreca.