Utilidade Pública

Prefeito Roberto Cláudio assina ordem de serviço para início das obras do Cuca Pici

A solenidade ocorre nesta terça-feira (27/11), às 18 horas, no Centro de Cidadania e Direitos Humanos do Bairro


O prefeito Roberto Cláudio e o Governador do Estado do Ceará em Exercício, Zezinho Albuquerque, assinam, nesta terça-feira (27/11), a ordem de serviço para a construção do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca), no Pici. A solenidade terá início às 18 horas, no Centro de Cidadania e Direitos Humanos do Bairro e contará com a presença da titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinf), Manuela Nogueira.

O novo Cuca Pici irá oferecer aos moradores da região mais de 7 mil metros quadrados de área destina a atividades esportivas, educacionais, culturais, artísticas e de entretenimento. O novo equipamento será construído onde hoje funciona o Centro de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) e o Posto de Saúde César Cals de Oliveira. O projeto prevê a substituição das edificações existentes na área, exceto as piscinas existentes, que serão mantidas e passarão por reformas.

As obras, que devem ter início no próximo mês de dezembro, devem durar cerca de 18 meses. Orçado em R$ 26,3 milhões, o projeto prevê a construção de diversos espaços e equipamentos de esporte e lazer, como: quadra poliesportiva coberta com arquibancadas, vestiários feminino e masculino; piscina semiolímpica coberta, teatro e anfiteatro, skatepark; salas de formação artística e educacional; cineclube com 68 lugares; salas de produção de áudio visual; salas administrativas; cantina, banheiros, copas, bicicletário, estação do Bicicletar; ambulatório e salas para coworking, aulas e reuniões. O entorno também passará por melhorias urbanística como nova iluminação, calçadas, paisagismos, bancos e lixeiras.

A Areninha e a praça existentes ao lado de onde funcionará o novo equipamento, serão integradas às atividades do novo CUCA.

Segundo a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), o próximo Cuca será no bairro José Walter. As obras devem ter início ainda no primeiro semestre de 2019.

Novo posto de saúde

Uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) está sendo construída no bairro Pici, próximo ao prédio do CCDH, onde atualmente funciona o Posto de Saúde César Cals de Oliveira. As obras do novo equipamento de saúde já estão 20% de execução e devem ser entregues até julho de 2019, quando o prédio do antigo posto deixará de funcionar.

O projeto da nova unidade de saúde contempla 728m² de área construída com consultórios médicos e odontológicos, além de farmácia, área de imunização, sala de coleta de exames laboratoriais, raio-x odontológico e recepção.

Cucas

A Rede Cuca, que é uma rede de proteção social e oportunidades, composta por três Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), é mantida pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ). Entre 2014 e 2018 já foram registramos mais de 1 milhão de atendimentos.

Os Cucas Barra, Mondubim e Jangurussu atendem, prioritariamente, jovens de 15 a 29 anos, oferecendo cursos, práticas esportivas, difusão cultural, formações e produções na área de comunicação e atividades que fortalecem o protagonismo juvenil e realizam a promoção e garantia de direitos humanos.

Além disso, a Rede Cuca também visa trazer para a periferia de Fortaleza possibilidades e oportunidades culturais por meio da realização de eventos como festivais, mostras, exposições e programação permanente de shows, espetáculos e cinema.

A demanda para construção do Cuca no bairro Pici é oriunda da necessidade de oferecer aos jovens das comunidades do entorno alternativas culturais e a possibilidade de integração através do esporte.

Serviço
Assinatura da Ordem de Serviço para construção do Cuca do Pici
Data: terça-feira (27/11)
Horário: 18h
Local: Centro de Cidadania e Direitos Humanos do Pici (CCDH) – R Coronel Matos Dourado, 1499 – Pici